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domingo, 18 de abril de 2010

EDUCAÇÃO A DISTANCIA MODALIDADE DE FORMAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL

Atualmente a Educação a Distância (EAD), possibilita a inserção do aluno como sujeito de seu processo de aprendizagem, com a vantagem de que ele também descobre formas de tornar-se sujeito ativo, da pesquisa e do compartilhar de conteúdos. A Educação a Distancia também chamada de “Teleducação, por vezes designada erradamente por Ensino a Distancia é a modalidade de ensino que permite ao aprendiz não esteja fisicamente presente em um ambiente presencial (formal) de ensino e aprendizagem assim como possibilita que faça seu estudo em tempo distinto. Diz respeito também à separação temporal ou espacial entre o professor e o aluno, se constitui como uma modalidade de ensino mediada por tecnologia, com características básicas que são: O encurtamento das distâncias a minimização das barreiras geográficas e temporais entre o conhecimento e o aprendiz. Contudo, a EAD não substituirá a modalidade presencial e vem para somar conhecimento.
Diante deste desenvolvimento e da importância que a EAD tem nos dias atuais, o professor e o aluno agora assumem novas e múltiplas ações, esta modalidade é conhecida desde o século XIX, entretanto, somente nas últimas décadas passou a fazer parte das atenções pedagógicas, ela surgiu da necessidade do preparo profissional e cultural de milhões de pessoas que por vários motivos, não podiam freqüentar um estabelecimento de ensino presencial e evoluir com as tecnologias disponíveis em cada momento histórico, as quais influenciam o ambiente educativo e na sociedade. Na EAD o aluno é desafiado a pesquisar e entender o conteúdo de forma a participar da disciplina, assim esta modalidade deixa de ser concebida como mera transferência de informações e passa a ser norteada pela contextualização de conhecimento úteis ao aluno.
Com o advento da Internet, Email e todos os recursos disponíveis na Word Wide Web, tornaram-se ampliados o campo de abrangência da Educação a Distancia. Em alguns casos é pedido ao estudante que estejam presente em determinados locais para realizar as avaliações. A presencialidade é muitas vezes necessárias no processo de educação. Na EAD não de vê haver diferença entre a metodologia utilizada no ensino presencial. As metodologias mais eficientes no ensino presencial são também as mais adequadas ao ensino a distancia, o que muda basicamente não é a metodologia de ensino, mais a forma de comunicação. Nesse processo de aprendizagem o “Orientador ou Tutor”, atua como “Mediador”, Istoé, aquele que estabelece uma rede de comunicação e aprendizagem multidirecional, através de diferentes meio e recursos da tecnologia da comunicação, esta mediação tem tarefa adicional de vencer a distancia física entre educador e educando. Hoje, temos uma educação diferenciada como Presencial, Semi-Pesencial e Educação a Distância. A presencial são os cursos regulares onde os professores e alunos se encontram sempre numa instituição de ensino. A Semi-Presencial acontece em parte na sala de aula e a outra parte a Distância utilizando a tecnologia da informação, seus referencias são fundamentados nos quatro pilares da educação do século XXI publicados pela UNESCO que são: Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Viver Junto e Aprender a Ser. Portanto a EAD, veio para derrubar tabus e começar uma nova era em termos de educação, esse tipo de aprendizagem não é mais uma alternativa, para quem não disponibiliza as educação formal, mas se tornou uma modalidade de ensino de qualidade que possibilita aprendizagem de um número maior de pessoas.

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